20 de agosto de 2012

Instalar navegador Tor no Ubuntu 12.10/12.04/11.10/Linux Mint 13 (via PPA)

O navegador Tor é um pacote independente, disponível para várias plataformas, que usa a rede Tor para proteger sua privacidade escondendo seus rastros online, tais como não deixar sites que você visita conhecer a sua localização física, bem como permitir que os usuários visitem sites bloqueados.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos (digite a senha de administrador se esta for solicitada e tecle ENTER para prosseguir):
PARA SISTEMA 32 BIT/i386
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor [ENTER]
sudo apt-get update [ENTER]
sudo apt-get install tor-browser [ENTER]

PARA SISTEMA 64 BIT/amd64
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor64 [ENTER]
sudo apt-get update [ENTER]
sudo apt-get install tor-browser [ENTER]

Ou faça o download neste link. Extrair o pacote e em seguida clique duas vezes em "navegador start-tor-" para iniciá-lo. Usuários de Windows visitem esta página. Disponível também em Live CD e Portable.

Quando o processo de instalação for concluído, pesquise no Dash por "tor". Clique no ícone correspondente para acioná-lo:
E navegue anonimamente!

página do projeto
fonte

69 comentários:

  1. Instalei seguindo os passos descritos acima mas aqui quando ckico no icone no dash não aparece nada, será que precisa instalar o vidalia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      repeti o procedimento aqui e não tives problemas.
      tente remover e reinstalar.

      Excluir
  2. Vidalia can't find out how to talk to Tor because it can't access this file: /home/artur/tor-browser/Data/Tor/port.conf

    Aparece esse erro qdo tento executar o Tor. Alguém sabe como configurar esse arquivo "port.con" ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal,
      coloquem seus nomes. Nâo sei se é a mesma pessoal que continua com problemas.
      Atualize seu repositórios. atualize sua distro e tentem novamente.
      Repeti o procedimento pela segunda vez e não tive problemas aqui. O vidalia é instalado automaticamente junto com o TOR.

      Excluir
  3. Estou tendo o memo problema. No log disse que o arquivo pertence ao root e não a mim, o problema é que não sei logar como root. Oct 20 01:43:41.097 [Aviso] /home/rafael/.tor-browser/Data/Tor is not owned by this user (rafael, 1000) but by root (0). Perhaps you are running Tor as the wrong user?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael irei pesquisar sobre esse erro.
      qualquer coisa posto aqui.
      E não cometa a atrocidadde de logar-se como ROOT!

      Excluir
  4. Vidalia detected that the Tor software exited unexpectedly.
    Please check the message log for recent warning or error messages.

    isto ai aparece no meu vc tem uma dica ai irmao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta ai:
      sudo service tor stop
      ou...
      sudo killall tor

      Em seguida tente abrir o TOR novamente.

      Excluir
  5. esta euma das menssagens de erro que eu tenho

    Tor não é de propriedade do usuário (eu), mas pela raiz (0). Talvez você está executando Tor como o usuário errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, veja resposta anterior e diz aí se deu certo.

      Excluir
  6. Piece of cake.

    Quem tiver com erro de permissão.

    $sudo chow $USER .tor-browswer -hR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apareceu este erro o meu é 32bit ok

      Vidalia can't find out how to talk to Tor because it can't access this file: /home/artur/tor-browser/Data/Tor/port.conf

      Aparece esse erro qdo tento executar o Tor. Alguém sabe como configurar esse arquivo "port.con" ?
      Obrigado

      Excluir
    2. Depois de muito tentar reparar os erros que me pareceram sempre, os mesmos, fiz um pouco das dicas de cada um e funfou..xD
      Usei o comando do Alberto, mas ele tinha dois erros de escrita:
      sudo chown $USER .tor-browser -hR
      e matei os processos antigos do vidalia e do Tor
      sudo killall vidalia
      sudo killall tor
      Agora é só alegria..xD

      Excluir
  7. apareceu assim *O Vidalia foi incapaz de se conectar ao Tor* quando eu terminei de instalar affz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      tenta a dica do Adalberto, tá logo acima.

      Excluir
  8. Holá amigos acho toda a ajuda serve entao darei algumas dicas,pois ja tive problemas com o tor tambem,no fim das contas eu estava cometendo os erros !
    Bom primeiramente tem q ter o relogio configurado da internet ( Configurações do sistema,data e hora, horario da internet ).
    Outro coisa tambem a internet nao pode estar sendo roteada !
    em caso de erro novamente !
    com o vidalia aberto vá em mensagens e clique em avançado,
    fique de olho nas mensagens em amarelo
    caso nao saiba nada de ingles use o tradutor do google ._.'
    Espero ajudar alguem !

    ResponderExcluir
  9. eu tentei conectar mas ele pediu senha
    achei q era do adimistrador mas ñ é
    então o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Paulo, tenta:
    sudo killall vidalia tor [enter]
    sudo chown $USER .tor-browser -hR [enter]

    ResponderExcluir
  11. agora aparece um aviso que o vidalia não consegue se conectar com o tor
    acho que eu instalei errado =/

    ResponderExcluir
  12. segui mas ñ acontece nada, realmente eu instalei errado, não pede mas senha, mas ele aparece que não consegue se conectar

    ResponderExcluir
  13. Paulo,
    estranho... pq pra mim nunca pedi senha e nunca deu erro. Remove tudo, inclusive as configurações e tenta de novo. Ou tente baixar manualmente e executar o arquivo portable.

    ResponderExcluir
  14. olha cara, ele diz que esse comando
    ".tor-browser -hR" esta errado
    ele diz "falta comando depois de ".tor-browser -hR"

    ResponderExcluir
  15. Paulo,
    falo que pode ser um problema em particular. Pois antes de postar aqui, eu testo. E a instalação aconteceu normalmente e sem pedido de senha pra navegar. Eu nunca vi isso de pedir senha, entende?
    A dica dos comandos foram passadas por outros usuários que leram o que o pessoal deixou aqui.
    Visite o link:
    https://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en

    ResponderExcluir
  16. então vc sabe algum comando para desinstalar
    e instalar de volta?
    vc que deve usar o tor, é seguro usar ele no windows?
    eu estava tentando em uma maquina virtual, pois o povo fala que tem grande chances de pegar virus na deep, mas é realmente assim facil como o povo fala?

    ResponderExcluir
  17. ah cara consegui resolver o problema
    e realmente eu instale errado kkkkkkkkkkk
    agora esta tu do certo
    ai a deep tem algum buscador?

    ResponderExcluir
  18. Paulo,
    buscador tem o duckduckgo ou startpage.

    ResponderExcluir
  19. eu conheci as paginas lá, mas só conseguir achar texto.
    conheci o caravana brasil, vc conhece outros em português?
    eu uso maquina virtual com o ubuntu que não tem anti-virus, vc acha que eu corro riso?
    vc conhece outras paginas igual ao hidden wiki?
    desculpe por tanta pergunta rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. O Ubuntu está virtualizado num hospedeiro MS Windows. é isso?

    ResponderExcluir
  21. eu estou usando o oracle virtual box para usar o ubuntu

    ResponderExcluir
  22. paulo,
    baixa a versão que não precisa de instalação.

    ResponderExcluir
  23. ``Another Vidalia process is possibly already running. If there really is not another Vidalia process running, you can choose to continue anyway.
    Would you like to continue starting Vidalia?´´
    isso acontece com o meu TOR alguém sabe como resolver esse problema obrigado!!

    ResponderExcluir
  24. Vidalia pensa que outra instância está em execução.
    Veja este link:
    https://answers.launchpad.net/ubuntu/+question/82096

    ResponderExcluir
  25. Baixei o Tor Browser e estou navegando por ele na rede "aberta", mas também navego na rede "fechada" e/ou comercial e acho que se eu não acessar minha conta no facebook não tem problemas para que não exponha a minha identidade. Eu estou acessando pelo pendrive. Minha pergunta é: estou mais seguro fazendo isso? Dizem que fica tudo na memória RAM e não no disco rígido. Ah, aparece uma mensagem solicitando senha toda vez que vou abrir o Start Tor. O que é isso?

    ResponderExcluir
  26. Cara, siga esse link:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/03/tor-browser-bundle-2325-4-disponivel.html
    O cache está desabilitado neste caso. Se vc quer uma navegação totalmente anônima veja este link:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/03/tails-utilize-internet-de-forma-anonima.html

    ResponderExcluir
  27. Olha é fácil abre o terminal e digita tor-browser e o programa abre normal sem aqueles erros que aparecem quando tentamos abrir ele pelo menu. Mas enquanto estiver usando o programa não pode fechar o terminal senão fecha o Tor também.

    ResponderExcluir
  28. ola, eu to tentando ha dias instalar e não consigo, já baixei manualmente deu varios erros, dai por ultimo apaguei tudo, desinstalei e baixei o pacote quando terminou tudo, apareceu a mensagem conectado a rede tor, e em seguida, o vidalia foi incapaz de iniciar o navegador web configurado... sera que é a versao do firefox, ja baixei a versao esr, e a aurora .. ta dando o mesmo erro.. o que eu faço?? existe uma versao sem isntalaçãow??

    ResponderExcluir
  29. Ricgyo,
    tente este link:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/03/tor-browser-bundle-2325-4-disponivel.html

    ResponderExcluir

  30. Segui esses passos que tudo funciona!

    sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor

    sudo apt-get update

    sudo apt-get install tor-browser

    sudo chown $USER -R ~/.tor-browser/

    ResponderExcluir
  31. pessoal que esta com problemas ao executar o tor-browser da uma olhada nesse video aqui passa-a-passo qie vcs nao vai ter mais problemas com esses erros chatos olhem o video aqui http://www.youtube.com/watch?v=I1z2K1Izur4

    ResponderExcluir
  32. Vlw pessoal, ótimo blog e os comentários me ajudaram muito principalmente do Facção BnZ!!!

    ResponderExcluir
  33. que bom que o video ajudou a vcs e a deco vlw por ter assistido e ter te ajudado e o blog ta de parabens

    ResponderExcluir
  34. vlw, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  35. Vidalia detected that the Tor software exited unexpectedly.
    Please check the message log for recent warning or error messages

    ocorre esse erro, alguem pode me ajudar,

    ResponderExcluir
  36. O TOR é bom e funciona muito bem, o problema deste serviço é que os servidores disponíveis usam uma velocidade medíocre ( muito baixa parece linha discada ), mais em contra partida eles te fornecem uma lista enorme de ótimos e velozes servidores desde que vc pague pelo serviço. Algum tempo atras era bom usa-lo, hoje não compensa mais, existem muitos outros métodos melhores e mais rápidos.

    ResponderExcluir
  37. Bom, eu estava tendo alguns problemas para instalar o tor, então eu fiz o seguinte:
    1° fui procurar saber se a minha máquina é de 32 bit ou de 64, no caso o erro estava ai, por que eu estava estalando uma o tor para uma máquina de 32 sendo que a minha é de 64 bit.
    e coloquei o comandos para uma máquina de minha máquina, ou seja, 64 bit

    e depois deu certo...

    ResponderExcluir
  38. Estou ganhando este erro quando tento executar o Tor...

    May 27 11:56:32.345 [Aviso] /home/XXX/.tor-browser/Data/Tor is not owned by this user (XXX, 1000) but by root (0). Perhaps you are running Tor as the wrong user?
    May 27 11:56:32.345 [Aviso] Failed to parse/validate config: Couldn't access/create private data directory "/home/XXX/.tor-browser/Data/Tor"
    May 27 11:56:32.345 [Erro] Reading config failed--see warnings above.

    Alguém ajuda?

    ResponderExcluir
  39. cheguei nesse tuto e instalei pelo terminal como o cara disse, não funcionou, mesmo problema dos outros, dai pesquisei algumas pages americanas e achei o seguinte, baixa pelo site o .tar(nem lembro se essa é a ext), extrai a pasta, depois pelo terminal, entra na pasta com o comancdo "cd /caminho/até/a/pasta" e lá de o comando "sh start-tor-browser" isso se tiver o arquivo chamado "start-tor-browser" na pasta ;)

    ResponderExcluir
  40. Daniel,
    anteriormente postei a mesma coisa aqui no blog, de como obter o TOR sem PPA:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/03/tor-browser-bundle-2325-4-disponivel.html

    uma pesquisa rápida encontraria a resposta aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  41. Ola: meu problema é o seguinte> baixei e instalei normalmente, quando clico em Iniciar ele inicia numa boa, ai ele fala Conectado a rede Tor, e a cebola ficar VERDE, mas o problema é o seguinte depois de ter conectado ele n abre o navegador do firefox nao, apenas diz que esta conectado, mas n abre o navegador mostrando meu ip oq eu faço??

    ResponderExcluir
  42. Já tentou:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/03/tor-browser-bundle-2325-4-disponivel.html

    ResponderExcluir
  43. Seguinte fiz tudo q pediu, quando foi extrair o Tor, meu ant-virus PSafe detectou um trojan.generic
    no Firefox portable, e bloqueou o firefox portable,deve ser por isso que ele n abre ao executar o Vidalia, como resolvo esse problema?? eu ja fui no painel de controles e Acessei permitir este programa, e n deu nada oq fasso?

    ResponderExcluir
  44. Anônimo,

    é un tanto estranho...

    onde trabalho só existe terminais com Windows xp/7. E não tive nenhum problema com anti-vírus. Até hj executo-o direto do meu pendrive.

    E esse PSafe aí já é um trojan.

    ResponderExcluir
  45. AE deu certim agora, ja exclui o PSafe, agora quando executo o Tor, ele abre o navegador de boa, mas em seguida aparece um erro no navegador:

    A ligação foi reposta







    A ligação para o servidor foi reposta enquanto a página estava a ser carregada.





    O sítio pode estar temporariamente indisponível ou ocupado. Tente novamente
    dentro de alguns momentos.
    Se não conseguir carregar nenhuma página, verifique a ligação de rede
    do seu computador.
    Se o seu computador ou rede está protegido por uma firewall ou proxy, verifique
    que o TorBrowser tem permissão para aceder à Web.

    toda hora aparece isso

    ResponderExcluir
  46. olá

    eu estava com os problemas de permissão, segui os passos de algumas postagens e resolvi.

    meu problema agora é com o proxy.
    a página do navegador abre, mas com a seguinte mensagem de erro:

    "The proxy server is refusing connections Firefox is configured to use a proxy server that is refusing connections.
    Check the proxy settings to make sure that they are correct.
    Contact your network administrator to make sure the proxy server is
    working."

    uso ubuntu 13.04, sistema 64bits. instalei pelo terminal conforme os passos iniciais.

    pode me ajudar?
    abs!

    ResponderExcluir
  47. Quer um conselho, siga esta postagem. Execute o tor sem precisar de instalação:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/07/tor-browser-bundle-2325-10-disponivel.html

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de deixar meu agradecimento aqui a vocês, depois de muito tentar consegui, sou completamente novo no ubuntu, instalei a 15 minutos e graças a vocês consegui, nem conhecia ctrl+alt+T para ter noção! Vlw !

    ResponderExcluir
  49. Vejam se podem me ajudar:

    há 04 21:01:45.550 [Aviso] / var / run / tor não é de propriedade do usuário (junior, 1000), mas por debian-tor (116). Talvez você está executando Tor como o usuário errado?

    há 04 21:01:45.550 [Aviso] Antes Tor pode criar uma tomada de controle em "/ var / run / tor / controle", o diretório "/ var / run / tor" precisa existir e ser acessível apenas pelo conta de usuário que está executando o Tor. (Em alguns sistemas Unix, qualquer um que pode listar um soquete pode conect a ele, assim Tor está sendo cuidado.)

    há 04 21:01:45.550 [Aviso] Falha ao analisar / validar config: Falha ao ligar uma das portas ouvinte.

    há 04 21:01:45.550 [Erro] Leitura de configuração falhou - ver advertências acima.

    ResponderExcluir
  50. Oi, meu nome é willian hoffman.
    Estou com um problema, to querendo entrar no tor, mas ao abrir ele, a janela firefox fica toda preta e não funciona, não me deixa navegar. poderia me ajuda.
    abraços.

    ResponderExcluir
  51. William,
    siga este link>:
    http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2013/08/tor-browser-bundle-2325-12-disponivel.html

    ResponderExcluir
  52. porque esta aparencendo este erro?

    "Outro processo vidalia ir, possivelmente, já em execução. se há realmente não é outro processo Vidalia execução. você pode optar por continuar de qualquer maneira. Gostaria continuam afirmando Vidalia"

    ResponderExcluir
  53. comigo funcionou!!!
    sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor

    sudo apt-get update

    sudo apt-get install tor-browser

    sudo chown $USER -R /usr/bin/tor-browser

    ResponderExcluir
  54. instalei e funcionou,porém o programa excluiu todas as minhas fotos e videos.como faço para recuperá-las ?

    ResponderExcluir
  55. Você excluiu suas fotos e vídeos. Jamais o programa faria isso.

    ResponderExcluir
  56. Faça o comando no terminal (copie e cole):

    sudo chown -R $USER.$USER /usr/bin/tor-browser/Data/Tor

    Depois é só usar.

    ResponderExcluir
  57. lucas, no meu esta dando "E: impossivel encontrar o pacote tor-browser"

    ResponderExcluir
  58. no meu esta assim tambem " E IMPOSSIVEL ENCONTRAR O PACOTE TOR-BROWSER" alguen sabe o que esta acontecendo?????? já fiz de tudo

    ResponderExcluir

 

Copyright © TutorFree Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger