30 de abril de 2012

Blender adiciona suporte para polígonos N-faces

A equipe de desenvolvimento do Blender anunciou o lançamento da versão 2.63, a última versão estável do open source de modelagem 3D e programa de produção de filme. A maior novidade nesta versão do Blender é a integração do novo motor de modelagem BMesh, mas também se registaram melhorias para o sistema de renderização, o rastreamento de movimento e correções para 150 bugs.

Blender agora suporta completamente polígonos N-faces também conhecido como "N-gons" e o motor BMesh adiciona novas ferramentas como dissolver, Bevel, Inset e outros. Ferramentas de The Knife Subdivide e Rip também foram atualizados para tirar proveito do um melhor tratamento dos polígonos. Usar N-gons faz a modelagem no Blender muito mais flexível. Antes desta versão, o Blender suportava apenas triângulos e quadriláteros para malhas 3D, um fato que muitos usuários lamentavam, uma vez que significa a aplicação estava ficando para trás com relação aos pacotes de modelagem 3D comerciais.

O sistema do programa de renderização ganhou suporte para câmeras panorâmicas e texturas Mirror Ball na versão 2.63, com o sistema de aderência de movimento também está sendo melhorado com algumas correções de bugs. Editor de filme do Blender agora suporta clipes de filme em seu sequenciador e a versão para GNU/Linux tem recebido apoio de arrastar e soltar quando se trabalha com aplicações externas.

Uma lista detalhada das novas funcionalidades do Blender 2.63 pode ser encontrada nas notas de lançamento e o software pode ser baixado para  GNU/Linux, FreeBSD, Mac OS X e Windows, a partir da página do projeto, na seção de download. O código fonte do Blender está licenciado sob a GPLv2 e seu desenvolvimento é patrocinado pela organização sem fins lucrativos Blender Foundation.

Para instalar no seu Ubuntu basta abrir um terminal e execute os seguintes comandos (digite sua senha de administrador quando esta for solicitada):
sudo add-apt-repository ppa:cheleb/blender-svn [ENTER]
sudo apt-get update [ENTER]
sudo apt-get install blende [ENTER]

Ou faça o download 
neste link.

Após o processo de instalação ser concluído, pesquise no 
Dash por "blender".
Tem um curso gratuito on-line neste link (em inglês).

fonte

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © TutorFree Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger