25 de junho de 2013

GIMP 2.8.6 liberado com várias melhorias e correções de bugs [via PPA]

Foi liberado o GIMP 2.8.6 trazendo várias melhorias e correções de bugs. Esta versão melhora a exibição de nomes de filtros, várias correções na ferramenta de desenho (especialmente em torno da escova), desenho mais sensíveis ao controle (especialmente relacionados com o esboço usando o pincel), inicialização mais rápida da aplicação, entre outras melhorias. Já estão disponíveis instaladores para MS Windows, se você é usuário de GNU/Linux aguarde a atualização da sua distro ou do PPA dedicado.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos (digite a senha de administrador se esta for solicitada e tecle ENTER para prosseguir):
PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp  ENTER 
sudo apt-get update  ENTER 
sudo apt-get install gimp  ENTER 

Usuários de MS Windows façam o download neste link.
Usuários de GNU/Linux façam o download neste link.

Quando o processo de instalação for concluído, pesquise no Dash por "gimp". Clique no ícone correspondente () para acioná-lo.

O GIMP 2.8.6:

disponível para:
sob a licença: GNU General Public License version 3 (GPL v3)
página do projeto: gimp.org

É isso.

5 comentários:

Marcos Beltrão disse...

Antes eu estava usando a 2.8.4, então baixei e instalei essa nova versão.
Devo dizer que o Gimp está mais pesado do que nunca. O instalador do 2.8.4 pesava 73,3mb, agora está pesando 85,9mb (mais de 10mb de aumento).
Ele está demorando mais pra iniciar.
E algo que definitivamente não gostei foi que agora o botão X que fecha a janela única é definitivo. Antes clicava-se no X para fechar a imagem, e depois clicava-se nele novamente pra fechar o programa. Agora se você estiver com uma imagem aberta e decidir fechá-la usando esse botão, não só a imagem será fechada como também o próprio Gimp. Isso dificulta muito o trabalho de quem edita muitas imagens seguidas.
Espero que essa mudança desapareça nas versões novas.

TutorFree disse...

Marcos,
reparei esse problema do X único tbm, achei pouo prático, pois de fato atrapalha caso queira fechar a imagem atual e trabalhar em outra.

Tbm achei um pouco mais demorado o arranque no MS Windows, pois é o que tenho no trabalho, rs.

Mas perceba que é quase impossível um software evoluir e não aumentar o tamanho do seu instalador. Mas é algo que deve ser levado em conta pelos desenvolvedores.

Phelipefox disse...

Olá pessoas que leem o Tutorfree (ou não), Eu instalei no Windows esta nova versão, na minha opinião esta muito bom realmente estável, como não utilizo o Modo Janela Única, referente ao botão fechar isto não me afetou, já em desempenho, continuou a mesma coisa pelo menos nesta máquina que estou a usar.. mas uma coisa que me deixou chateado (ñ sei por que, uma vez que o pacote em tar.bz2 foi disponibilizado) foi ñ terem atualizado ainda o PPA (e sim, eu sei compilar os arquivos de instalação) =(

TutorFree disse...

Logo logo será atualizado e/ou disponibilizado pelas distros como Fedora, Mint e Ubuntu.

Aprendendo e crescendo com Cristo disse...

Solução para janela com único X

A janela com apenas o X definitivo, realmente achei melhor, pois não gostava de todas as vezes ter que clicar em dois X.

Mas ai vai a dica, para fechar apenas uma imagens (se tiver mais de uma aberta) só é clicar no X da imagem e não na do programa, e para fechar apenas a imagem só é usar o atalho Ctrl+W e o programas continuará aberto.

Washington B. M.

Postar um comentário

 

Copyright © TutorFree Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger